Eventos online detalham projetos vencedores do Prêmio Auditoria Geração de Valor 2024
Os vencedores do Prêmio Auditoria Geração de Valor, edição 2024, participarão nos dias 10 de outubro e 7 e 14 de novembro de eventos online promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apresentar detalhadamente suas experiências e seus resultados. Foram premiados o Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
As apresentações são destinadas a servidores e servidoras de auditorias dos tribunais e conselhos e acontecerá sempre das 15h às 16h, por meio da Plataforma Teams. Haverá espaço para que o público possa formular perguntas sobre as ações vencedoras.
A prática do TRT15 é focada em otimizar a fiscalização dos atos de pessoal implantado pela Secretaria de Auditoria do tribunal, por meio de automação. O projeto está em operação há cerca de quatro meses e unifica dados de persos sistemas em uma única plataforma, permitindo consultas automatizadas que agilizam e estruturam a análise.
Já a iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJGO permite a otimização de ações, como a seleção de temas auditáveis. Sem esse recurso tecnológico, o trabalho era realizado por meio de planilhas, com tempo médio de conclusão de 30 dias, e atualmente a mesma tarefa não leva mais de alguns minutos.
Na Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, o projeto premiado também une inteligência artificial ao processo de auditoria. O AUDI aplica IA para seleção de objetos de auditoria e, com isso, aprimora o processo de monitoramento da implementação das deliberações internas e externas de auditoria, mediante a utilização de plataforma do Google WorkSpace e inteligência artificial.
Premiação
Regulamentado pela Portaria n. 153/2024, o Prêmio Auditoria de Geração de Valor seleciona ações ou projetos sobre temas ou desafios enfrentados pelas auditorias internas dos órgãos da Justiça, como eficiência e desburocratização dos processos e serviços atuais, experiência do usuário e capacitação em auditoria.
Ao todo 39 projetos se inscreveram na edição deste ano. Os ganhadores foram anunciados no 3.º Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário (SIAUD-JUD 2024), realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em Brasília.
Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias
Número de visualizações: 28