07/10/2024 -
16h491ª Vice-Presidência apresenta ferramenta voltada à tramitação de processos na 2ª InstânciaProjeto usa tecnologia "push" para compilar e distribuir informações
Em reunião realizada na Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta segunda-feira (7/10), a 1ª Vice-Presidência apresentou ao presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, o projeto-piloto intitulado "Push da 1ª Vice-Presidência", que visa oferecer a setores da 2ª Instância do TJMG o recebimento automatizado de informações da tramitação de processos.
Para o presidente Corrêa Junior, o projeto apresentado pela 1ª Vice-Presidência deve proporcionar maior qualidade na prestação jurisdicional ( Crédito : Riva Moreira / TJMG )
Participaram da reunião o 1ª vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista; a diretora executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Elena Vidigal; o gerente do Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Ceinjur), Marcos Borges; e a assessora-chefe de gabinete da 1º Vice-Presidência, Camila Noronha.
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, elogiou a iniciativa e ressaltou que ela não vai gerar custos ao Judiciário estadual. "A 1ª Vice-Presidência apresentou o seu projeto de obtenção de dados e circulação interna dessas informações. O objetivo é que o sistema de trabalho das equipes ganhe em agilidade e, com isso, gere a prestação de um serviço de maior qualidade para o cidadão", afirmou.
Segundo ele, a proposta será estudada e avaliada: "Vamos estudar o que a administração, como um todo, pode fazer com esse novo procedimento e com as informações obtidas."
O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, disse que o projeto-piloto tem o potencial de oferecer maior agilidade na movimentação de processos, incialmente, no âmbito da Superintendência Judiciária da 2ª Instância. "Trata-se de um projeto que foi feito com todo o critério e cuidado pelos diretores", afirmou.
Segundo o gerente do Ceinjur, Marcos Borges, a iniciativa deve ajudar a otimizar o trabalho rotineiro de áreas internas do Tribunal por meio de ações robotizadas. "No início do dia, robôs vão coletar dados das persas áreas. Em seguida, essas informações serão copiladas e enviadas a setores que têm interesse nelas, como distribuição, digitalização e publicação", afirmou.
Ele destacou ainda que as áreas receberão informações de forma antecipada, evitando que as equipes interessadas precisem buscar manualmente esses dados em diferentes sistemas.
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